sábado, 23 de janeiro de 2016

UMA AVENTURA NAS FÉRIAS DA PÁSCOA

Uma Aventura Nas Férias da Páscoa 


Este ano, o projeto" Uma aventura nas férias da Páscoa", apoiado pela Biblioteca Municipal e pelo Ecomuseu do Seixal, está direcionado para as escolas da zona de Corroios, mas as professoras do 3ºano da escola do Monte Sião e dos 3º A e B da escola da Quinta de S. João,  aceitaram o desafio proposto pela BE de integrarem o projeto, deslocando-se a pé até à BMS, durante algumas sessões.



Nos dias 12 e 19 de janeiro, o primeiro contacto com a obra já foi feito, com a ajuda da Susana e da Luísa, duas técnicas responsáveis pela dinamização deste projeto.
Os alunos ficaram certamente motivados, pois ficaram a saber que parte da história se passa  no concelho do Seixal.











Em março há mais...

O SOBE ESTEVE DE VOLTA

Falar dos cuidados a ter com os dentes e o prevenir as cáries dentárias no futuro, através de uma boa higiene dentária de uma correta alimentação, foi o que os alunos do 2º ano da Torre da Marinha e do 2º B da Quinta de S. João, ficaram a saber, com a ajuda da Higienista Oral, Drª Ana Mestre.
                                Começaram todos muito interessados visionando o filme que podes voltar a ver, através do link:

Houve tempo para aprenderem a escovar os dentes e ficarem a saber quem tinha os dentes bons e quem precisava de algum tratamento.







                                                                                Tenham cuidado com os vossos dentes!!!



         






Metas Curriculares Literárias

O PINTO BORRACHUDO

Os alunos do 2ºano das três escolas ouviram o conto popular português , de Adolfo Coelho,
"O Pinto Borrachudo"
Guião de leitura do pinto borrachudo

Todos ficaram a saber que este pinto era muito esperto, corajoso e persistente porque, depois de muitas aventuras no castelo do rei, ele conseguiu de novo a sua bolsa de moedas.
No final os alunos,  diziam em alta voz:
      "QUI QUI RI QUI, QUI QUI RI QUI, JÁ TENHO A MINHA BOLSA DE MOEDAS AQUI!"

Depois de uma pequena exploração oral, registaram as suas conclusões numa ficha de compreensão da leitura. Com alguma ajuda, construíram em ORIGAMI os seus pintos borrachudos que, colocados nas suas mãos como  pequenos fantoches, diziam
"Qui qui ri qui, qui qui ri qui, ..."