quarta-feira, 9 de abril de 2014

METAS CURRICULARES LITERÁRIAS-O GATO E O ESCURO


Promover a leitura através das obras, quer do PNL e/ou das Metas Curriculares Literárias, são atividades desenvolvidas  ao longo do ano letivo, na Biblioteca Escolar.

Uma das obras escolhidas para o 4º ano foi:

 "O GATO E O ESCURO"
 de Mia Couto



RESUMO DA OBRA " O GATO E O ESCURO":
A mãe Gata dizia aos seus filhos para nunca atravessarem a barreira que separava a luz do escuro.
Um dia, o gatinho Pintalgato não obedeceu às ordens da sua mãe e decidiu ir espreitar o escuro.
Foi pondo uma pata, depois outra, até que reparou que metade dele já estava preta e, então, começou a chorar. Enquanto chorava, ouviu uma voz... Era o escuro que, ao mesmo tempo que consolava o gatinho, se lamentava e dizia que quem devia chorar era ele, porque olhava para tudo e não via nada.
De repente, apareceu a mãe Gata. Pintalgato ficou com receio que a sua mãe o castigasse. Encolheu-se, mas a Gata grande ficou mais preocupada em consolar o escuro.
Foi então que a mãe Gata perguntou ao escuro se não queria ser seu filho. Este, como não era um gato, questionou-se. Ao virar-se,porém, viu uma cauda.
Foi então que, Pintalgato, acordou e percebeu que era um sonho.

COMO FAZER UM RESUMO





O alunos do 4º ano das duas escolas ficaram a conhecer a história, assim como a biografia do seu autor.
Para além da exploração oral da obra, realizaram posteriormente uma ficha de compreensão da leitura, formaram grupos de trabalho e cada grupo apresentou à sua turma
 o resultado final.



terça-feira, 8 de abril de 2014

AS JANEIRAS


AS JANEIRAS

À semelhança dos anos anteriores, alguns alunos do 4º ano desejaram um Ano Novo feliz a todos os seus colegas, professoras e técnicas auxiliares de educação.
A forma alegre de o fazerem foi através do
                                                       CANTAR DAS JANEIRAS.







A base musical foi a conhecida canção de Zeca Afonso, Natal dos Simples e , num curto espaço de tempo, fez-se um pequeno ensaio e utilizaram-se alguns instrumentos musicais, para que tudo corresse bem e com alegria.
Parabéns aos Janeireiros!